11 DICAS PRÁTICAS PARA ACELERAR O METABOLISMO

Para não deixar o metabolismo ficar lerdo, as dicas são muitas, da alimentação à prática de exercícios. Vamos lá?



Alimentos que aceleram o metabolismo

Conhecidos como termogênicos, uma vez que são capazes de aumentar a temperatura corporal e acelerar a queima de gordura, eles ajudam no controle do peso e no emagrecimento. Então, tenha sempre à mesa:

1. Pimenta vermelha: bastam três gramas ao dia como tempero de pratos quentes e saladas pra aumentar o metabolismo em até 15%. Mas tem que ser a vermelha, pimenta-do-reino não tem esse efeito, certo?

2. Chá verde: também favorece a utilização da gordura corporal e atua como fonte de energia, com função de estímulo metabólico. É preciso beber quatro xícaras do chá ao dia. Só não vale adoçar com açúcar: tome puro ou use algumas gotas de adoçante.

3. Canela: tem alto teor de cálcio, essencial para aumentar o metabolismo basal. Salpique um pouco em pratos quentes, molhos e até saladas. Também vale colocar na sobremesa, mas não pode exagerar nos doces.

4. Gengibre: pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Para consumir, use-o como tempero de carnes, aves e peixes. Vale colocar na sopa de legumes e no chá.

5. Ômega 3: encontrada em peixes como salmão, sardinha e atum, essa substância aumenta o metabolismo basal e faz com que o organismo não retenha tanto líquido. Opte por colocar uma porção de alguns desses citados no prato principal da sua refeição. Também vale fazer um lanche natural de atum ou usá-lo como mais um ingrediente da salada à noite.

6. Fibras naturais: por serem indigeríveis, elas mantêm a saciedade por mais tempo, agindo no metabolismo basal. No intestino, melhoram a microflora intestinal. Além disso, são fundamentais para uma ótima absorção de nutrientes, que também ativarão o metabolismo.


Hábitos que aceleram o metabolismo

7. Não ficar grandes intervalos sem comer: depois do café da manhã, almoço e jantar, coma frutas e faça lanches rápidos e leves. Sucos naturais, barrinhas de cereais e frutas são as melhores opções. Desse jeito, o metabolismo fica ativo durante o dia todo.

8. Combinar exercícios aeróbicos com ginástica localizada ou musculação: a prática regular produz uma ação metabólica contínua, acelerando o metabolismo. Ganhar massa magra (músculos) também é ótimo, já que esta gasta mais energia que o tecido de gordura.

9. Beber muita água: ela é fundamental para transportar vitaminas, minerais e hormônios, para eliminar toxinas e para o bom funcionamento dos intestinos. Beba de oito a 10 copos de água por dia, pelo menos. A água gelada acelera um pouco mais o metabolismo, já que nosso corpo trabalha (ou seja, queima energia) para deixá-la na temperatura normal.


O que retarda o metabolismo?

10. Estresse: ele diminui o seu metabolismo por colocar o seu organismo em estado de tensão. Além disso, muitas pessoas tendem a comer mais quando estão estressadas.

11. Falta de sono: isso faz com que você não acorde com a energia necessária para mais um dia, os músculos do corpo não estarão a 100% e o seu sistema metabólico ficará ressentido.

Se você cumpre tudo isso certinho e, mesmo assim, não vê resultado, marque uma consulta médica. Às vezes, algum padrão rotineiro pode estar atrapalhando todo o processo.

 

Fonte: http://minhavida.uol.com.br/alimentacao/materias/14879-11-dicas-praticas-para-acelerar-o-metabolismo

Escrito por: Daniela Hueb - Dermatologia e medicina estética

 

A LATA DA SAÚDE

O Atum em conserva adiciona nutrientes e sabor a refeições rápidas de corredores. Acredite! Além de ser supernutritivo, o atum em lata é uma opção muito prática para reparar a musculatura depois do treino, pois é rico em pr...oteínas e contém aminoácidos necessários para o atleta. Além disso, contém vitamina D, ômega 3 e cálcio, essencial para a saúde dos ossos.
 Aqui estão algumas dicas para uma refeição rápida e saudável:
- Em 5 minutos: um super sanduiche com patê de atum
- Em 10 minutos: uma bela salada com atum a gosto
- Em 20 minutos: misture atum ao macarrão preferido

E bom treino!

ALIMENTAÇÃO PARA GANHAR MASSA MUSCULAR

A alimentação é essencial para alguém que pretende crescer músculo, vou mesmo mais longe e creio que a alimentação é tão ou mais importante que o treino. Isto porque não importa o quanto treina, mas se não ingerir os alimentos adequados o seu corpo não irá conseguir recuperar e crescer.

Há alguns alimentos que deverá ter sempre na cozinha, caso o objectivo sejam os ganhos de massa muscular. São eles:

Clara de ovo - A clara de ovo tem uma proporção de proteína de gordura de 60:1, sendo portanto uma das fontes de proteína mais pura.

Frango/Peru - Carnes magras como o peito de frango e o peru são uma fonte de proteína de alta qualidade e deverão fazer parte da sua dieta. É carne com extremamente reduzida gordura saturada.

Peixe - Embora deva comer alimentos com pouca gordura, deverá comer peixe. O peixe contém ácidos gordos essenciais como é o caso do omega-3 que ajudam no crescimento muscular.
Peixes de águra fria, como o salmão, atum, truta e sardinhas são excelentes fontes de proteína e gordura saudável.

Feijões e Legumes - Se quer encarar de forma séria a musculação, não pode ignorar o poder dos feijões e legumes. Os feijões tal como a carne são uma excelente fonte de proteína e fibra.
A fibra é essencial para manter uma alimentação saudável, há feijões como o feijão roxo que contém 58% de proteína!

Carne Vermelha Magra - Os bifes contêm proteína, ferro, zinco e vitamina B. São também muito calóricos, excelentes para quem tem dificuldade em ganhar peso.
Não deve contudo consumir diariamente, porque têm altos níveis de gorduras saturadas. Deverá ser conjugada com refeições de frango, peru e peixe para variar um pouco a sua dieta semanal.

Hidratos de Carbono de Lenta Absorção - Os músculos não crescem apenas com proteína, terá de ter também uma fonta de hidratos de carbono. Estes funcionam como fonte de enegia para o crescimento muscular.
Contudo deverá evitar os hidratos de carbono de disgestão rápida (como as massas, arroz branco, pão branco, etc) e deverá optar pelos produtos integrais.

Água - Quando se pensa em musculação, a primeira palavra que vem à cabeça é carne… contudo esta deveria ser água. O nosso corpor é constituído por 70% de água, esta é extremamente importante para se manter hidratado durante o treino, e aumentar o seu metabolismo.

Fonte:  http://tafitness.net/alimentacao-para-ganhar-massa-muscular/

 

FELIZ PáSCOA

Páscoa é sinônimo de renascimento. Celebra a ressurreição de Cristo que tem como símbolo o coelho por ser o animal da fertilidade. Os ovos feitos de chocolate simbolizam o nascimento e fonte de energia. Portanto, a Páscoa é a esperança de uma vida nova e que deve ser comemorada em família, com um almoço delicioso, com pratos a base de peixe e sobremesas de chocolate.

Esses são os votos de renascimento da Beira-Mar.

Feliz Páscoa a todos!

Molho Boniet a base de Anchovetas, uma tradição italiana!

Que tal experimentar um novo tipo de molho neste final de semana?

Nossa dica é o delicioso molho Boniet, uma tradição italiana. O molho Boniet, é feito com: uma lata de Anchoveta em conserva ao molho de tomate, dois maços de salsinha picada, três dentes de alho picados, quatro colheres de sopa de vinagre branco e oito de azeite de oliva extravirgem.

Preparo: misture todos os ingredientes e sirva sobre o pão italiano fresco e crocante.

Pode ser servido como petisco ou entrada. 
Delicioso! Experimente! 
 

GLOBO REPORTER 23/03/2012 - BENEFÍCIOS DA SARDINHA

"Um estudo feito recentemente em Portugal provou que comer sardinha regularmente reduz o risco de problemas cardiovasculares.

A temperatura das correntes, a localização geográfica, a mistura de espécies. As explicações são muitas. Mas para os portugueses é certo: nas águas de Portugal vivem os melhores peixes do mundo.

“A melhor sardinha do mundo é a sardinha portuguesa”, garante Deolinda Carlinhos.

Na Vila de Nazaré, a vida segue com o ritmo das ondas. O aroma de uma boa comida nos atrai para os becos e ruelas da pequena vila. É onde encontramos Dona Maria do Rosário. É com essa viúva de pescador que vamos descobrir se a sardinha portuguesa é mesmo tão especial.

A sardinha vai ser feita à moda de Nazaré, na porta de casa. Lá dentro, encontramos o único lugar do mundo maior do que coração de mãe: coração de avó! Onde hoje estão as fotos de dez netos e três bisnetos, Dona Maria criou uma família inteira.


A cozinha o quarto e a sala ficam todos no mesmo ambiente. “A casa era pequena, a sala é que era grande, porque vínhamos pra rua”, explica o mestre de barco Joaquim Zarro, filho de dona Maria.

E mesmo nos tempos difíceis, o mar sempre tinha um tesouro guardado: peixe, aqui nunca faltou. Joaquim conta que foi criado com muita sardinha. “Muita sardinha, muito carapau, muito peixe. O peixe faz bem à saúde e a gente comia muito peixe, era o que havia”, lembra.

Enquanto a vizinhança também prepara o almoço, a sardinha vai para brasa. dona Maria explica que a sardinha fica no sal durante cinco minutos.

A sardinha gorda é a melhor que tem pra saúde. O óleo do peixe escorre, e o cheiro acorda o estômago! “A comida da mãe é sempre mais saborosa”, garante Joaquim antes de provar a sardinha!

E para ficar ainda melhor, não pode ter vergonha. Tem que lambuzar a mão mesmo.

O repórter pergunta como se deve comer a sardinha, se tem alguma prática tradicional.
“Eu agarro na broa, tiro um bocado, ponho com broa e como. Depois viro. Não precisa de prato, não precisa de nada. Depois bebe-se uma pinguinha, não muito”, sugere dona Maria.

O que a dona Maria chama de pinguinha, na verdade é o vinho tinto, a bebida certa pra acompanhar a sardinha na brasa.

Repórter: Posso pegar também?
Dona Maria: Pode, pode.
Repórter: Vamos ver se eu aprendi: não se come a pele, né, Dona Maria?
Dona Maria: Não come a pele.
Joaquim: Mas se quiseres comer a pele, não faz mal. O melhor da sardinha é quando está a comer a sardinha no pão, é que normalmente o óleo da sardinha fica no pão. Então, a melhor parte de comer é que nós deixamos sempre para o resto. É o óleo que sai da sardinha e fica no pão.
Repórter: E a broa que era sequinha fica agora molhada com a gordura da sardinha. Está uma delícia!

A gordura que pinga no pão, faz bem para o coração! O professor da Universidade do Porto diz que tem época certa para comer sardinha fresca. Entre os meses de junho e dezembro, ela está mais gorda, mais carregada de ômega 3. Essa é a tal gordura do bem que ajuda o nosso sistema cardiovascular a trabalhar melhor.

Mas é quando se fala em cálcio, que os outros peixes até ficam com inveja da sardinha. E principalmente do apelido que ela tem: alimento-medicamento.

“Porque tem uma quantidade fantástica de cálcio. Tem mais cálcio do que o leite”, afirma Pedro Carvalho. “Digamos que se ela for em conserva, durante a conserva muita quantidade de cálcio que está na espinha da sardinha depois passa para a carne da sardinha e fica uma excelente fonte de cálcio, ainda mais rica que a sardinha em natureza, que a sardinha fresca”, garante.

A sardinha em conserva, em lata, tem muito mais cálcio. Ou seja, é melhor pensar duas vezes antes de jogar a espinha da sardinha no lixo.

A pesquisadora Narcisa Bandarra diz que a sardinha em lata é uma boa opção de conserva para quem não pode consumir sardinha fresca. “A lata mantém todas as propriedades. Por vezes há a idéia, quando se fala em conservas, que haja a adição de conservantes. Não, é um produto natural. No fundo a sardinha é cozida e se mantém ali. Daquela forma conseguimos prolongar o seu tempo de duração”, explica.

A doutora Narcisa Bandarra pesquisa os benefícios que o consumo regular de peixe pode trazer para a nossa saúde. Ela coordena os estudos feitos pelo Ipimar - o Instituto de Investigação das Pescas e do Mar de Portugal.

Um estudo recente provou que comer sardinha reduz mesmo o risco de problemas cardiovasculares. Durante três meses, um grupo de voluntários incluiu na dieta o consumo de três latas de sardinha por semana. Eles não mudaram em mais nada os hábitos do dia a dia.
Depois desses três meses, os exames mostraram que os níveis de triglicerídeos no sangue e de colesterol ruim foram reduzidos. Quer dizer, com a sardinha, o coração ficou muito mais protegido.

“Sobes e desces montanhas no alto mar onde não há uma flor, um abrigo para poderes descansar”,recita José Matias. Enquanto pescam saúde, os portugueses espalham poesia pelo mar. Para batizar os barcos, escolhem a força, a saudade, a esperança.

“Em menino te conheci. Na Nazaré me fiz homem, trabalhei e envelheci”.

A Nazaré que encanta o poeta, já foi o mais importante centro de peregrinação católica de Portugal. Vasco da Gama andou pó lá, antes e depois de descobrir o caminho marítimo para as índias.

Um nobre português fazia uma caçada na região e saiu cavalgando atrás de um animal. Era um dia de nevoeiro e o cavalo saiu em disparada. Quando o caçador percebeu que ia cair em um abismo, só teve tempo de gritar o nome da virgem de Nazaré, e o cavalo parou a um passo do precipício. Por isso o lugar até hoje é chamado de Nazaré.

E é com fé que os homens de Nazaré seguem indo para o mar - cheios de esperança e respeito. As mulheres mantêm os pés em terra firme, tocando a vida com seu trabalho. As joias que elas usam ficam ainda mais bonitas com as lembranças que carregam.

Dona Maria de Jesus se veste de preto todos os dias há 24 anos. Desde que o marido morreu, nunca mais tirou o luto. Respeito, sim. Tristeza, jamais.

Repórter: Aqui em Nazaré tem peixe bom?
Maria de Jesus: Todo bom. Não há peixe como o de Nazaré.
Repórter: Ah, é? É o melhor de Portugal? É o melhor peixe de Portugal é aqui?
Maria de Jesus: E as mulheres também.
Repórter: As mulheres também são as melhores?
Maria de Jesus: Sim, senhor.
Repórter: Por que dona Maria?
Maria de Jesus: Porque sabem fazer tudo.
Repórter: Sabem fazer tudo? A senhora sabe fazer o quê?
Maria de Jesus: Sabem fazer crianças.
Repórter: Sabe tudo mesmo a mulher de Nazaré?
Maria de Jesus: É muito quente!!
Repórter: É muito quente a mulher de Nazaré?
Maria de Jesus: Mais quente que a brasileira!

Não vamos esquecer que nós viemos até aqui por causa da sardinha! E depois da visita, podemos dizer pra todo mundo que provamos a melhor do mundo!"

Reportagem:
Edição do dia 23/03/2012
24/03/2012 00h01- Atualizado em 24/03/2012 01h25
http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2012/03/viuva-de-pescador-mostra-por-que-sardinha-portuguesa-e-especial.html

6° Congresso Brasileiro de Personal Training (2012)

A Beira-Mar esteve no 6° Congresso Brasileiro de Personal Training para premiar o melhor Personal Trainer de 2012. O evento aconteceu em três dias (de 23 a 25 de Março), repletos de atividades e palestras para os profissionais da área. Mas foi no sabado, dia 24, que aconteceu a tão esperada premiação.
Como era de se esperar, a disputa foi acirrada com tanta gente boa competindo.
P
arabenizamos todos os profissionais: Nilton, Keller, José Carlos e Simone, que foram os finalistas do concurso. Mas este ano o troféu foi para Luiz Domingues!
Você que ainda não conhece o trabalho do Personal Luiz Domingues, visite o site dele: www.informaluiz.com.br, e até 2013!

GANHADORES DO CONCURSO CULTURAL - DESAFIO DO ATUM

Parabéns aos ganhadores do Concurso Cultural do Facebook – DESAFIO DO ATUM.

Vocês votaram e justificaram suas escolhas por um dos benefícios o novo Atum Beira-Mar em Água Mineral: Proteína Pura, Sem adição de sal ou Em Água Mineral.

Confiram as frase selecionadas.
Se você foi um dos selecionados, em breve entraremos em contato para a entrega do prêmio.


01 Ganhador do Relógio Garmin 405
Nome: Phillip Moraes
Frase: Proteína Pura, para uma vida de Pura Atividade.


10 Ganhadores das inscrições da XVIII MARATONA INTERNACIONAL DE SP - 17/06/12

Nome: Diego Pires Martinez
Frase: Alimento saudável agora com o elemento mais essencial da vida que é água, trazendo mais benefícios a todos.

Nome: Adriana Pfister
Frase: É uma maneira de consumir proteínas com alimentos saudáveis que dão energia para enfrentar a corrida do dia a dia.

Nome: Olinda Gushi
Frase: Os benefícios comprovados da proteína , aliados à grande quantidade de ômega 3, vitaminas e minerais é uma opção perfeita para a vida saudável.

Nome: Paulo Costa
 
Frase: Em água mineral também hidrato minha consciência de uma alimentação saudável.

Nome: Wagner Oliveira Lima
Frase: Posso dizer que é a lata da saúde agora com um ingrediente especial que é a mais pura água mineral.

Nome: Michele Marques
 
Frase: Proteína pura fácil de levar pra qualquer lugar.

Nome: Antonio Colucci
Frase: Em toda corrida deixamos uma quantidade de sal no asfalto. Na comida devemos temperar conforme nosso corpo pede. Sal a gosto rumo ao pódio.

Nome: Anderson Oliveira
Frase: A proteína do lombo do pescado, nobre, nutritiva e na concentração ideal, é perfeita para as vidas corridas e para as corridas da vida.

Nome: Lavínia Sacramento
Frase: Para dar sabor à vida não precisa sal: o gosto da saúde é melhor e é natural!

Nome: Rogério Matias Ferreira
Frase: No Desafio do Atum vou correr como um Jaguar com muita Proteína Pura ninguém vai me alcançar. (Proteína o combustível do atleta).


Agradecemos a participação de todos.
E fiquem atentos aos próximos concursos! Em breve teremos mais novidades!


Beira-Mar
Pratique esse jeito gostoso de ser saudável.

Você sabia que a pesca é uma prática muito antiga?

A pesca (procura e captura do peixe como alimento) é uma prática quase tão antiga quanto a humanidade.
No início eram utilizadas lanças rústicas, tendo evoluído mais tarde para o anzol e as redes, que são usados hoje em dia para a pesca artesanal e comercial.

Dica prática sobre como combinar peixes e vinhos

Escolher um vinho para acompanhar um prato não é tão fácil assim. Requer alguns cuidados.
Assim como o universo do vinho é muito amplo, o da gastronomia também é.  Existem variações de aromas, texturas e sabores. Esta harmonia entre vinho e comida pode resultar em uma combinação especial que valoriza tanto um quanto o outro.
Apesar de muitos pensarem que peixes devem ser consumidos com vinho branco, a regra, na verdade é: combine pratos pouco condimentados com vinhos leves e pratos mais elaborados com vinhos potentes, estruturados. Sendo assim, os peixes mais gordurosos (como o salmão, por exemplo) podem ser servidos com vinho tinto, numa excelente harmonização.

 

  

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Compartilhar este conteúdo por email

Enviar para (para mais de um email, separar por vírgula):