11 DICAS PRÁTICAS PARA ACELERAR O METABOLISMO

Para não deixar o metabolismo ficar lerdo, as dicas são muitas, da alimentação à prática de exercícios. Vamos lá?



Alimentos que aceleram o metabolismo

Conhecidos como termogênicos, uma vez que são capazes de aumentar a temperatura corporal e acelerar a queima de gordura, eles ajudam no controle do peso e no emagrecimento. Então, tenha sempre à mesa:

1. Pimenta vermelha: bastam três gramas ao dia como tempero de pratos quentes e saladas pra aumentar o metabolismo em até 15%. Mas tem que ser a vermelha, pimenta-do-reino não tem esse efeito, certo?

2. Chá verde: também favorece a utilização da gordura corporal e atua como fonte de energia, com função de estímulo metabólico. É preciso beber quatro xícaras do chá ao dia. Só não vale adoçar com açúcar: tome puro ou use algumas gotas de adoçante.

3. Canela: tem alto teor de cálcio, essencial para aumentar o metabolismo basal. Salpique um pouco em pratos quentes, molhos e até saladas. Também vale colocar na sobremesa, mas não pode exagerar nos doces.

4. Gengibre: pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Para consumir, use-o como tempero de carnes, aves e peixes. Vale colocar na sopa de legumes e no chá.

5. Ômega 3: encontrada em peixes como salmão, sardinha e atum, essa substância aumenta o metabolismo basal e faz com que o organismo não retenha tanto líquido. Opte por colocar uma porção de alguns desses citados no prato principal da sua refeição. Também vale fazer um lanche natural de atum ou usá-lo como mais um ingrediente da salada à noite.

6. Fibras naturais: por serem indigeríveis, elas mantêm a saciedade por mais tempo, agindo no metabolismo basal. No intestino, melhoram a microflora intestinal. Além disso, são fundamentais para uma ótima absorção de nutrientes, que também ativarão o metabolismo.


Hábitos que aceleram o metabolismo

7. Não ficar grandes intervalos sem comer: depois do café da manhã, almoço e jantar, coma frutas e faça lanches rápidos e leves. Sucos naturais, barrinhas de cereais e frutas são as melhores opções. Desse jeito, o metabolismo fica ativo durante o dia todo.

8. Combinar exercícios aeróbicos com ginástica localizada ou musculação: a prática regular produz uma ação metabólica contínua, acelerando o metabolismo. Ganhar massa magra (músculos) também é ótimo, já que esta gasta mais energia que o tecido de gordura.

9. Beber muita água: ela é fundamental para transportar vitaminas, minerais e hormônios, para eliminar toxinas e para o bom funcionamento dos intestinos. Beba de oito a 10 copos de água por dia, pelo menos. A água gelada acelera um pouco mais o metabolismo, já que nosso corpo trabalha (ou seja, queima energia) para deixá-la na temperatura normal.


O que retarda o metabolismo?

10. Estresse: ele diminui o seu metabolismo por colocar o seu organismo em estado de tensão. Além disso, muitas pessoas tendem a comer mais quando estão estressadas.

11. Falta de sono: isso faz com que você não acorde com a energia necessária para mais um dia, os músculos do corpo não estarão a 100% e o seu sistema metabólico ficará ressentido.

Se você cumpre tudo isso certinho e, mesmo assim, não vê resultado, marque uma consulta médica. Às vezes, algum padrão rotineiro pode estar atrapalhando todo o processo.

 

Fonte: http://minhavida.uol.com.br/alimentacao/materias/14879-11-dicas-praticas-para-acelerar-o-metabolismo

Escrito por: Daniela Hueb - Dermatologia e medicina estética

 

A LATA DA SAÚDE

O Atum em conserva adiciona nutrientes e sabor a refeições rápidas de corredores. Acredite! Além de ser supernutritivo, o atum em lata é uma opção muito prática para reparar a musculatura depois do treino, pois é rico em pr...oteínas e contém aminoácidos necessários para o atleta. Além disso, contém vitamina D, ômega 3 e cálcio, essencial para a saúde dos ossos.
 Aqui estão algumas dicas para uma refeição rápida e saudável:
- Em 5 minutos: um super sanduiche com patê de atum
- Em 10 minutos: uma bela salada com atum a gosto
- Em 20 minutos: misture atum ao macarrão preferido

E bom treino!

ALIMENTAÇÃO PARA GANHAR MASSA MUSCULAR

A alimentação é essencial para alguém que pretende crescer músculo, vou mesmo mais longe e creio que a alimentação é tão ou mais importante que o treino. Isto porque não importa o quanto treina, mas se não ingerir os alimentos adequados o seu corpo não irá conseguir recuperar e crescer.

Há alguns alimentos que deverá ter sempre na cozinha, caso o objectivo sejam os ganhos de massa muscular. São eles:

Clara de ovo - A clara de ovo tem uma proporção de proteína de gordura de 60:1, sendo portanto uma das fontes de proteína mais pura.

Frango/Peru - Carnes magras como o peito de frango e o peru são uma fonte de proteína de alta qualidade e deverão fazer parte da sua dieta. É carne com extremamente reduzida gordura saturada.

Peixe - Embora deva comer alimentos com pouca gordura, deverá comer peixe. O peixe contém ácidos gordos essenciais como é o caso do omega-3 que ajudam no crescimento muscular.
Peixes de águra fria, como o salmão, atum, truta e sardinhas são excelentes fontes de proteína e gordura saudável.

Feijões e Legumes - Se quer encarar de forma séria a musculação, não pode ignorar o poder dos feijões e legumes. Os feijões tal como a carne são uma excelente fonte de proteína e fibra.
A fibra é essencial para manter uma alimentação saudável, há feijões como o feijão roxo que contém 58% de proteína!

Carne Vermelha Magra - Os bifes contêm proteína, ferro, zinco e vitamina B. São também muito calóricos, excelentes para quem tem dificuldade em ganhar peso.
Não deve contudo consumir diariamente, porque têm altos níveis de gorduras saturadas. Deverá ser conjugada com refeições de frango, peru e peixe para variar um pouco a sua dieta semanal.

Hidratos de Carbono de Lenta Absorção - Os músculos não crescem apenas com proteína, terá de ter também uma fonta de hidratos de carbono. Estes funcionam como fonte de enegia para o crescimento muscular.
Contudo deverá evitar os hidratos de carbono de disgestão rápida (como as massas, arroz branco, pão branco, etc) e deverá optar pelos produtos integrais.

Água - Quando se pensa em musculação, a primeira palavra que vem à cabeça é carne… contudo esta deveria ser água. O nosso corpor é constituído por 70% de água, esta é extremamente importante para se manter hidratado durante o treino, e aumentar o seu metabolismo.

Fonte:  http://tafitness.net/alimentacao-para-ganhar-massa-muscular/

 

VI MEIA MARATONA SÃO PAULO E BEIRA-MAR

Neste domingo, dia 4 de Março, aconteceu a VI Meia Maratona Internacional de São Paulo. A Beira-Mar estava lá apoiando o evento com um stand de degustação para todos os atletas profissionais que participaram do evento e convidados especiais. Desta vez, o evento surpreendeu a todos com um recorde de 11.600 participantes, contando com renomados atletas brasileiros e estrangeiros. O campão da São Silvestre 2011, Marílson Gomes dos Santos, marcou presença na corrida, porém, não desta vez, conquistou a vice liderança, ficando atrás do queniano Joseph Kachapin Aperumoi.

A prova teve largada e chegada na praça Praça Charles Miller, ao lado do Estádio do Pacaembu, com percursos de 5k e 21k.

Confira a classificação:

Masculino
1º – Joseph Kachapin Aperumoi – 1h01min38s (recorde)
2º – Marílson Gomes dos Santos (Pão de Açúcar) – 1h01min46s
3º – Paulo Roberto de Almeida – 1h02min31s
4º – Stanlei Kipchirchir Koech – 1h02min56s
5º – Giovani dos Santos – 1h02min59s
6º – Luis Fernando de Almeida Paula – 1h03min03s
7º – Damião Ancelmo de Souza – 1h04min23s
8º – José Márcio Leão da Silva – 1h04min30s
9º – Gilmar Silvestre Lopes – 1h04min44s
10º- Solonei Rocha da Silva – 1h04min48s

Feminino
1ª – Pasalia Kipkoech Chepkorir (Nike) – 1h12min29s (recorde)
2ª – Erika Abril Suarez – 1h13min14s
3ª – Cruz Nonata da Silva – 1h13min25s
4ª – Sueli Pereira da Silva -1h14min35s
5ª – Jacklyne Chemwek – 1h15min48s
6ª – Marily dos Santos – 1h16min00
7ª – Rosangela Raimunda Pereira – 1h16min22s
8ª – Selly Jpkemboi Korir – 1h16min14s
9ª – Edielza Alves dos Santos – 1h18min44s
10ª – Maria Zeferina Baldaia – 1h19min07s

Confira o video sobre o evento: http://bit.ly/xAyqi7

Quaresma. Período ideal para comer mais peixe.

Quaresma é o período de quarenta dias que antecedem uma das maiores festas do cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa. A Quaresma tem seu inicio na quarta-feira de cinzas e seu término na Sexta-feira Santa, tempo proposto para reflexão espiritual.

Neste período, de acordo com a tradição católica, o jejum, antes praticado por muitos, virou sinônimo de evitar carne vermelha, substituindo pela carne de peixe.

Na área de receitas em nosso site, você poderá conferir deliciosas receitas com diferentes tipos de pescados para preparar em casa com muita praticidade e saúde para você e toda a sua familia.

Consumo de peixes pode reduzir em 90% o risco de doenças cardíacas em mulheres jovens

Esta interessante matéria foi publicada no portal "Saúde GNT" em dezembro de 2011:

"Uma dieta equilibrada e nutritiva pode prevenir doenças e evitar complicações como colesterol alto e hipertensão. Agora, pesquisadores da Dinamarca encontraram mais motivos para que os peixes façam parte de uma rotina alimentar saudável. O novo estudo do Statens Serum Institut, em Copenhagen, sugere que o consumo regular de peixes oleaginosos, como salmão, arenque, truta, cavala e sardinha, pode reduzir em 90% o risco de ataques cardíacos e derrames nas mulheres em idade fértil.

Publicado recentemente na revista científica “Hypertension: Journal of the American Heart Association”, o estudo envolveu 49 mil mulheres dinamarquesas, de 15 a 48 anos, cuja saúde foi monitorada durante oito anos. Entre as voluntárias, os cientistas descobriram que aquelas que não consumiam peixes oleaginosos pelo menos uma vez por semana apresentaram três vezes mais propensão para desenvolver complicações cardíacas. Durante o período do estudo, 577 voluntárias apresentaram doenças cardíacas e complicações cardiovasculares, como hipertensão e acidente vascular cerebral. 

Ômega-3 é ainda mais potente para mulheres jovens

Os cientistas já conheciam os benefícios dos peixes oleaginosos para a saúde, como a prevenção de doenças cardíacas, redução de arrtimias e equlíbrio da pressão arterial. Mas o novo estudo indica que os benefícios do ômega-3, gordura poliinsaturada presente nesses animais, sejam ainda mais potentes para mulheres em idade fértil. 

De acordo com Marin Strom, chefe da pesquisa do Statens Serum Institut de Copenhagen, o estudo mostra que, especialmente para as mulheres em idade fértil, comer peixes oleaginosos regularmente é muito importante para a saúde global. Os pesquisadores também notaram que mesmo as mulheres que comem peixes oleaginosos sem regularidade também contribuem para a proteção do coração."

Por Renata Demôro

Fonte: Saúde GNT 
http://gnt.globo.com/saude/noticias/Consumo-de-peixes-pode-reduzir-em-90--o-risco-de-doencas-cardiacas-em-mulheres-jovens.shtml

Concurso Cultural no Facebook: Desafio do Atum

Participe deste Concurso Cultural. Vote, justifique e concorra a um super relógio Garmin ForeRunner 405 para monitorar seus treinos.

E as 10 melhores frases seguintes ganharão uma inscriação cada para a Maratona Internacional SP, a maior Maratona do Brasil que acontecerá em Junho.

Proteína pura, Sem adição de sal ou Conservado em Água Mineral, qual destes benefícios você prefere para o seu atum?

Concurso: de 13/02/2012 a 13/03/2012
Divulgação dos ganhadores: 23/03/2012

Clique aqui para ir à página do concurso.

Boa idéia: Luminária feita com latas de atum

Quer uma idéia para reciclar suas latinhas de atum com estilo e criatividade? Olha essa dica que encontramos em um site europeu. Uma luminária feita com latinhas de atum, pregadores e um cabide de madeira. A construção é bastante simples, mas dá um toque de originalidade para qualquer lar, seja na Europa como também aqui no Brasil.


Essa idéia veio do site Kifli És Levendula. Para ver mais imagens clique em: 

http://kiflieslevendula.blogspot.com/2011/11/hangulatvilagitas-konzervdobozokbol.html

VOCÊ AINDA TEM 1 MÊS... É HORA DE TURBINAR O SEU TREINO!

No próximo mês a Beira-Mar apoiará a VI Meia Maratona Internacional de São Paulo. A prova contará com os percursos de 21k e 5k.

Como em todos os outros anos, mais de 12.000 pessoas participarão deste evento, reunindo atletas profissionais e esportistas amantes da corrida.

Hoje, a corrida de rua, é considerada uma das atividades físicas que mais crescem no Brasil. A cada dia que passa, essa atividade conquista mais adeptos por conta de sua praticidade e eficiência no resultado.

Mas atenção: a simples prática de um exercício físico, seja moderado ou intenso, é suficiente para modificar as necessidades de nutrientes em seu organismo, que precisa de uma maior quantidade de energia, carboidratos (encontrados em pães, massas, cereais, batata, mandioca), proteínas (presentes em maiores quantidades e com boa qualidade em peixes, carnes, frango, ovos, leite e derivados), e algumas vitaminas e minerais, principalmente as vitaminas do complexo B (encontradas em grãos integrais, carnes, peixe, leite), e a vitamina E, que tem uma poderosa ação antioxidante. É muito importante que haja equilíbrio na alimentação, sempre dando preferência aos alimentos de melhor qualidade nutricional.
 

Inscrições abertas:
VI Meia Maratona Internacional de São Paulo - 21k e 5k
Data: 04 de março de 2012
Largada e chegada: Praça Charles Miller, s/nº - Pacaembu
Mais informações: http://www.yescom.com.br/meiasp/2012/portugues/index.asp

Para os corredores de plantão

O ano só está começando. E o calendário das Corridas de Rua já está tomado com eventos em todo o Brasil. Para este próximo final de semana, entre muitos outros eventos, teremos duas corridas de rua de peso, uma em SP e outra no RJ. Não perca tempo! Comece 2012 com desafios saudáveis com estes!  

Confira as informações:

7ª Corrida Oral-B Prevenção do Câncer Bucal São Paulo - 29 de janeiro de 2012
Site: http://www.corpore.org.br/cws_exibeconteudogeral_4079.asp
Percurso Corrida: 7K  / Percurso Caminhada: 3k
As vagas são limitadas!

Circuito do Sol - RJ - 29 de janeiro de 2012
Site: http://www.circuitosol.com.br/rio-de-janeiro/
Percurso: 5K E 10K
Encerramento das inscrições: 25/1/2012

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Compartilhar este conteúdo por email

Enviar para (para mais de um email, separar por vírgula):