11 DICAS PRÁTICAS PARA ACELERAR O METABOLISMO

Para não deixar o metabolismo ficar lerdo, as dicas são muitas, da alimentação à prática de exercícios. Vamos lá?



Alimentos que aceleram o metabolismo

Conhecidos como termogênicos, uma vez que são capazes de aumentar a temperatura corporal e acelerar a queima de gordura, eles ajudam no controle do peso e no emagrecimento. Então, tenha sempre à mesa:

1. Pimenta vermelha: bastam três gramas ao dia como tempero de pratos quentes e saladas pra aumentar o metabolismo em até 15%. Mas tem que ser a vermelha, pimenta-do-reino não tem esse efeito, certo?

2. Chá verde: também favorece a utilização da gordura corporal e atua como fonte de energia, com função de estímulo metabólico. É preciso beber quatro xícaras do chá ao dia. Só não vale adoçar com açúcar: tome puro ou use algumas gotas de adoçante.

3. Canela: tem alto teor de cálcio, essencial para aumentar o metabolismo basal. Salpique um pouco em pratos quentes, molhos e até saladas. Também vale colocar na sobremesa, mas não pode exagerar nos doces.

4. Gengibre: pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Para consumir, use-o como tempero de carnes, aves e peixes. Vale colocar na sopa de legumes e no chá.

5. Ômega 3: encontrada em peixes como salmão, sardinha e atum, essa substância aumenta o metabolismo basal e faz com que o organismo não retenha tanto líquido. Opte por colocar uma porção de alguns desses citados no prato principal da sua refeição. Também vale fazer um lanche natural de atum ou usá-lo como mais um ingrediente da salada à noite.

6. Fibras naturais: por serem indigeríveis, elas mantêm a saciedade por mais tempo, agindo no metabolismo basal. No intestino, melhoram a microflora intestinal. Além disso, são fundamentais para uma ótima absorção de nutrientes, que também ativarão o metabolismo.


Hábitos que aceleram o metabolismo

7. Não ficar grandes intervalos sem comer: depois do café da manhã, almoço e jantar, coma frutas e faça lanches rápidos e leves. Sucos naturais, barrinhas de cereais e frutas são as melhores opções. Desse jeito, o metabolismo fica ativo durante o dia todo.

8. Combinar exercícios aeróbicos com ginástica localizada ou musculação: a prática regular produz uma ação metabólica contínua, acelerando o metabolismo. Ganhar massa magra (músculos) também é ótimo, já que esta gasta mais energia que o tecido de gordura.

9. Beber muita água: ela é fundamental para transportar vitaminas, minerais e hormônios, para eliminar toxinas e para o bom funcionamento dos intestinos. Beba de oito a 10 copos de água por dia, pelo menos. A água gelada acelera um pouco mais o metabolismo, já que nosso corpo trabalha (ou seja, queima energia) para deixá-la na temperatura normal.


O que retarda o metabolismo?

10. Estresse: ele diminui o seu metabolismo por colocar o seu organismo em estado de tensão. Além disso, muitas pessoas tendem a comer mais quando estão estressadas.

11. Falta de sono: isso faz com que você não acorde com a energia necessária para mais um dia, os músculos do corpo não estarão a 100% e o seu sistema metabólico ficará ressentido.

Se você cumpre tudo isso certinho e, mesmo assim, não vê resultado, marque uma consulta médica. Às vezes, algum padrão rotineiro pode estar atrapalhando todo o processo.

 

Fonte: http://minhavida.uol.com.br/alimentacao/materias/14879-11-dicas-praticas-para-acelerar-o-metabolismo

Escrito por: Daniela Hueb - Dermatologia e medicina estética

 

A LATA DA SAÚDE

O Atum em conserva adiciona nutrientes e sabor a refeições rápidas de corredores. Acredite! Além de ser supernutritivo, o atum em lata é uma opção muito prática para reparar a musculatura depois do treino, pois é rico em pr...oteínas e contém aminoácidos necessários para o atleta. Além disso, contém vitamina D, ômega 3 e cálcio, essencial para a saúde dos ossos.
 Aqui estão algumas dicas para uma refeição rápida e saudável:
- Em 5 minutos: um super sanduiche com patê de atum
- Em 10 minutos: uma bela salada com atum a gosto
- Em 20 minutos: misture atum ao macarrão preferido

E bom treino!

ALIMENTAÇÃO PARA GANHAR MASSA MUSCULAR

A alimentação é essencial para alguém que pretende crescer músculo, vou mesmo mais longe e creio que a alimentação é tão ou mais importante que o treino. Isto porque não importa o quanto treina, mas se não ingerir os alimentos adequados o seu corpo não irá conseguir recuperar e crescer.

Há alguns alimentos que deverá ter sempre na cozinha, caso o objectivo sejam os ganhos de massa muscular. São eles:

Clara de ovo - A clara de ovo tem uma proporção de proteína de gordura de 60:1, sendo portanto uma das fontes de proteína mais pura.

Frango/Peru - Carnes magras como o peito de frango e o peru são uma fonte de proteína de alta qualidade e deverão fazer parte da sua dieta. É carne com extremamente reduzida gordura saturada.

Peixe - Embora deva comer alimentos com pouca gordura, deverá comer peixe. O peixe contém ácidos gordos essenciais como é o caso do omega-3 que ajudam no crescimento muscular.
Peixes de águra fria, como o salmão, atum, truta e sardinhas são excelentes fontes de proteína e gordura saudável.

Feijões e Legumes - Se quer encarar de forma séria a musculação, não pode ignorar o poder dos feijões e legumes. Os feijões tal como a carne são uma excelente fonte de proteína e fibra.
A fibra é essencial para manter uma alimentação saudável, há feijões como o feijão roxo que contém 58% de proteína!

Carne Vermelha Magra - Os bifes contêm proteína, ferro, zinco e vitamina B. São também muito calóricos, excelentes para quem tem dificuldade em ganhar peso.
Não deve contudo consumir diariamente, porque têm altos níveis de gorduras saturadas. Deverá ser conjugada com refeições de frango, peru e peixe para variar um pouco a sua dieta semanal.

Hidratos de Carbono de Lenta Absorção - Os músculos não crescem apenas com proteína, terá de ter também uma fonta de hidratos de carbono. Estes funcionam como fonte de enegia para o crescimento muscular.
Contudo deverá evitar os hidratos de carbono de disgestão rápida (como as massas, arroz branco, pão branco, etc) e deverá optar pelos produtos integrais.

Água - Quando se pensa em musculação, a primeira palavra que vem à cabeça é carne… contudo esta deveria ser água. O nosso corpor é constituído por 70% de água, esta é extremamente importante para se manter hidratado durante o treino, e aumentar o seu metabolismo.

Fonte:  http://tafitness.net/alimentacao-para-ganhar-massa-muscular/

 

RECEITA COMPARTILHADA - Dona Márcia (Bahia)

Nossa primeira RECEITA COMPARTILHADA será a receita da Dona Márcia de Biritinga – Bahia.

Aliás, são duas receitas. Ela diz que as receitas fazem o maior sucesso em jantares e almoço que realiza entre amigos e família. A primeira é a Salada Suiça com atum e a segunda o Arroz ao molho de sardinha.

Só de ler, já dá água na boca! 

Muito obrigada Sra Marcia.

Salada Suiça

Ingredientes:
03 ovos
01 lata de Atum ralado em óleo comestível
01 cebola branca média
01 tomate sem caroço
01 pimentão
100 gramas de queijo mussarela
100 gramas de presunto 
05 colheres de maionese
03 colheres de ketchup
Meio pacote de macarrão parafuso

Modo de Preparo:
Cozinhe os ovos e depois quebre-o em pedaços. Corte todos os temperos em pedaços pequenos. Cozinhe o macarrão, mas atenção: não deixe que o macarrão fique muito mole. Após tudo pronto, coloque tudo em um refratário e misture bem. Junte a maionese e o ketchup a gosto. Experimente. Fica uma delícia.

 

Arroz ao molho de sardinha

Ingredientes:
03 xícaras de arroz cozido
01 cebola grande ralada
04 colheres de margarina
03 colheres de azeite doce
01 pimentão pequeno
02 tomates sem pele e sem caroço
01 lata de sardinha em molho de tomate
01 colheres de extrato
01 lata de milho verde ou ervilha (a gosto)

Modo de Preparo
Deixe a cebola marinar no óleo e na margarina. Corte o pimentão e o tomate em pedaços e coloque para marinar. Depois coloque o milho verde ou ervilha. Em seguida, adicione a  sardinha,  já sem o espinho e em pedaços, junto com o molho e acrescente por último a colher de extrato. Com tudo pronto, acrescente o arroz cozido e misture.

compartilhe sua receita beira-mar

Compartilhe com a gente a Sua Receita Beira-Mar.

Basta enviar a receita para nosso email (enviesuareceita@beiramarbrasil.com) que iremos avaliar e compartilhar com todos nossos seguidores.
Receitas com atum, sardinha ou anchovetas existem aos montes. Mas queremos saber qual a sua preferida e como você a prepara.

Vamos nos surpreender com as mais diversas receitas de norte ao sul do Brasil!

 

SUPER LASANHA COM MOLHO BRANCO E ATUM

Com molho preparado com creme de leite e queijo parmesão, a receita de lasanha com molho branco e atum é fácil de fazer e muito saborosa. Saiba quais são os ingredientes necessários para prepará-la e organize um almoço especial:

Ingredientes:
500 gramas de massa pré-cozida para lasanha
200 gramas de mussarela ralada grossa
4 latas de atum sólido

 
2 dentes de alho picados
4 tomates sem pele e sementes cortados em cubos
3 colheres (sopa) de azeite
Tomilho picado a gosto, pimenta e sal a gosto

Molho branco
1 lata de creme de leite
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 litro de leite quente
3 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (café) de noz moscada ralada
Pimenta do reino moída e sal a gosto

Modo de preparo
Prepare primeiro o molho branco: ponha a manteiga e a farinha de trigo em uma panela e mexa o tempo todo até que a farinha comece a ficar escurecida – cerca de três minutos. Sem parar de mexer e devagar adicione o leite quente. Junte o queijo ralado e mexa até que o molho fique encorpado. Acrescente a noz moscada, a pimenta do reino e o sal e desligue o fogo. Adicione o creme de leite, misture e guarde.
 
Fonte: 
http://www.mundodastribos.com/lasanha-com-molho-branco-e-atum.html
Foto: divulgação

Deliciosa Panqueca com espinafre, atum e azeitonas! EXPERIMENTE!

Hmmm, não resistimos e resolvemos divulgar esta deliciosa receita:

Ingredientes:

MASSA

- meia xícara (chá) de leite

- 1 ovo

- meia xícara (chá) de farinha de trigo

- 1 sachê de tempero pronto com cebola, alho e cheiro-Verde (você pode substituir o tempero pronto por ingredientes naturais a gosto)

 

RECHEIO
 
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de água
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 2 xícaras (chá) de espinafre picado
- 1 lata de atum em água, escorrido
- 6 azeitonas verdes picadas
 
MOLHO
 
- 1 colher (sopa) de óleo
- 6 tomates grandes maduros, sem pele e sem sementes, picados
- 1 sachê de tempero pronto ou o tempero de sua preferência
 
Para untar:
 
- óleo
 
- Modo de preparo:
 
MASSA
1- Bata no liquidificador o leite, o ovo, a farinha e tempero pronto por 2 minutos ou até obter uma massa levemente cremosa e homogênea. Deixe descansar por 10 minutos.
2- Unte e aqueça uma frigideira de (12 cm de diâmetro) em fogo médio e coloque uma porção da massa suficiente para formar uma camada fina que cubra o fundo da frigideira. Frite de um lado e vire para fritar o outro. Passe para um prato e continue a operação até terminar a massa. Reserve.
RECHEIO
3- Dissolva a farinha na água e reserve.
4- Em uma panela, aqueça o óleo e refogue o espinafre até murchar, junte a farinha dissolvida e misture até engrossar.
5- Acrescente o atum e as azeitonas e misture.
MONTAGEM
6- Distribua um pouco de recheio em cada disco de massa e enrole como rocambole. Reserve em local aquecido.
MOLHO
7- Em uma panela, aqueço o óleo em fogo médio e refogue os tomates por 5 minutos. Polvilhe o tempero pronto e misture até ficar homogêneo.
8- Arrume as panquecas em uma travessa e cubra com o molho de tomate. Sirva em seguida.
Fonte:
Receita: sugestão Cozinha Gourmet Unilever
http://wp.clicrbs.com.br/aguanaboca/2012/11/02/panqueca-com-espinafre-atum-e-azeitonas/?topo=52,1,1,,186,77

 

CUPCAKE SALGADO COM RECHEIO DE ATUM COM PARMESÃO

Doce ou salgado, os cupckaes caíram nas graças dos brasileiros. Descobrimos uma receita de cupcake salgado com recheio de atum com parmesão de dar água na boca!

Pode ser uma boa opção para um lanchinho da tarde ou mesmo uma divertida entrada para dias de festa.

Confira a receita completa e o modo de preparação:

Ingredientes
1/2 xícara (chá) de atum em lata escorrido
Queijo parmesão ralado
1 fatia de mussarela picada
Orégano a gosto

Massa básica
4 ovos
1/2 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de óleo
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Cobertura 
1 bisnaga (180 g) de requeijão ou cheddar

Modo de preparo
Massa básica: Na batedeira, coloque os ovos, o leite, o óleo, o sal e o fermento. Acrescente a farinha aos poucos enquanto bate. Coloque as forminhas de papel dentro das fôrmas de aço e acrescente 1 colher (sopa) da massa.
Como rechear: Sobre a massa, já na fôrma de papel, polvilhe o orégano. Depois, ponha 2 colheres (sobremesa) de atum e 2 colheres (sobremesa) de parmesão. Cubra com a mussarela. Finalize com 1 colher (sopa) de massa, salpique orégano e leve ao forno para assar.
Cobertura: Cubra-o com o requeijão ou cheddar fazendo espiral. Comece no meio do bolinho e vá para cima. Para não exagerar, deixe as laterais livres.

Fonte: Conteúdo do site VIVA!MAIS
Foto: Gabriela Gonçalves
http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/receita-de-cupcake-salgado-recheio-atum-parmesao-705486.shtml

Deliciosa coxinha de atum

Quem não gosta de uma boa e deliciosa coxinha?
Descobrimos uma receita de dar água na boca, e ainda, feita com recheio de atum!

Confira a receita:

Ingredientes:
300 g de inhame cozido e amassado
½ xícara (chá) de farinha de arroz
½ xícara (chá) de Proteína de soja
¼ de xícara (chá) de azeite, 1 colher (chá) de sal e pimenta-do-reino recém moída

 

 

Recheio:
1 lata de atum sólido em óleo
1 cebola pequena picada
Folhas de 1 ramo de salsinha picadas
1 colher (sopa) de suco de limão
1 dente de alho picado
Sal e pimenta-do-reino recém moída

Para empanar:
1 clara
2 xícaras (chá) de farinha de milho flocada

Para fritar:
2 xícaras (chá) de óleo de soja

Preparo:
Faça a massa: em uma tigela, misture o inhame com todos os ingredientes, até formar uma massa densa e maleável. Cubra com um filme plástico e coloque na geladeira durante 30 minutos, para descansar.

Prepare o recheio: em uma tigela, coloque o atum (sem o óleo) e amasse-o com um garfo. Tempere com a cebola, a salsa, o suco de limão, o alho, o sal e a pimenta-do-reino.

Modele as coxinhas abrindo uma pequena porção de massa na palma da mão, formando um triângulo com pontas arredondadas. Com uma colher de chá, coloque uma porção do recheio, junte as pontas do triangulo de massa, formando uma trouxinha, e dê o acabamento, amassando delicadamente até ficar no formato de coxinha.

Empane e frite as coxinhas: besunte as mãos com um pouco de clara e passe nos salgadinhos. Role-os sobre a farinha de milho e leve-os para congelar por cerca de 4 horas, em vasilha coberta.

Aqueça o óleo em uma panela bem alta. Frite as coxinhas no óleo aquecido de duas em duas, ainda congeladas. Deixe dourar de todos os lados. Retire as coxinhas com a ajuda de uma escumadeira, escorra em papel absorvente e sirva em seguida, acompanhadas de molho de pimenta

Tempo de Preparo: 30 minutos
Rendimento: 15 coxinhas de 44 g cada

E bom apetite!


Fonte:
http://www.gula.com.br/receitas/acompanhamentos/coxinha-de-atum.html
Por SupraSoy

WRAP DE FOLHAS VERDES COM ATUM E ABACATE

Fresquinho, saudável e delicioso!

Fazer um wrap  sem carboidratos e glúten é possível se você troca o pão para folhas verdes! Se você não pode ingerir queijo, pode ser sem lactose também. 
 
O warp fica como uma salada enrolada, super fresquinha e gostosa!

Como sempre, você também pode usar sua fantasia. O que você colocaria dentro do seu wrap favorito? O que você tem em seu refrigerador ou nas prateleiras da dispensa?  Eu sempre procuro usar ingredientes com cores variadas, porque  fica mais bonito e as cores representam nutrientes, vitaminas e minerais diferentes, portanto você vai ter um prato mais completo.

Vamos a receita:
 
Ingredientes para 4 wraps (2 porções) 
Comentário: as medidas são mais ou menos, vai depender do tamanho da folha.  
 
4 folhas grandes de alface lisas 
1 lata de atum em água 
2 colheres de sopa de maionese
Sal e pimenta do reino
1 abacate pequeno cortado em luas
4 colheres de sopa de repolho roxo ralado
4 colheres de sopa de queijo minas meia cura ralado (pode trocar para outro queijo)
8 tomates cereja, ou alguns pedaços de tomate normal
4 pedaçinhos de pimentão marinado
Ervas frescas ao gosto
 
Molho:
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de aceto balsamico (vinagre balsâmico)
1 colher de café de mostarda
Sal e pimenta do reino ao gosto
 
Preparação: misture o atum drenado com maionese e adicione um pouquinho de sal e pimenta do reino. Abra as folhas e espalhe o repolho roxo, tomates, queijo ralado, a mistura de atum, abacate e ervas frescas em cima e enrole!
Por fim, misture os ingredientes para o molho e espalhe um pouco em cima dos wraps
 
E pronto!
 
Fonte: http://maisgorduramenoscarboidratos.com/
4 de outubro de 2012

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Compartilhar este conteúdo por email

Enviar para (para mais de um email, separar por vírgula):