11 DICAS PRÁTICAS PARA ACELERAR O METABOLISMO

Para não deixar o metabolismo ficar lerdo, as dicas são muitas, da alimentação à prática de exercícios. Vamos lá?



Alimentos que aceleram o metabolismo

Conhecidos como termogênicos, uma vez que são capazes de aumentar a temperatura corporal e acelerar a queima de gordura, eles ajudam no controle do peso e no emagrecimento. Então, tenha sempre à mesa:

1. Pimenta vermelha: bastam três gramas ao dia como tempero de pratos quentes e saladas pra aumentar o metabolismo em até 15%. Mas tem que ser a vermelha, pimenta-do-reino não tem esse efeito, certo?

2. Chá verde: também favorece a utilização da gordura corporal e atua como fonte de energia, com função de estímulo metabólico. É preciso beber quatro xícaras do chá ao dia. Só não vale adoçar com açúcar: tome puro ou use algumas gotas de adoçante.

3. Canela: tem alto teor de cálcio, essencial para aumentar o metabolismo basal. Salpique um pouco em pratos quentes, molhos e até saladas. Também vale colocar na sobremesa, mas não pode exagerar nos doces.

4. Gengibre: pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Para consumir, use-o como tempero de carnes, aves e peixes. Vale colocar na sopa de legumes e no chá.

5. Ômega 3: encontrada em peixes como salmão, sardinha e atum, essa substância aumenta o metabolismo basal e faz com que o organismo não retenha tanto líquido. Opte por colocar uma porção de alguns desses citados no prato principal da sua refeição. Também vale fazer um lanche natural de atum ou usá-lo como mais um ingrediente da salada à noite.

6. Fibras naturais: por serem indigeríveis, elas mantêm a saciedade por mais tempo, agindo no metabolismo basal. No intestino, melhoram a microflora intestinal. Além disso, são fundamentais para uma ótima absorção de nutrientes, que também ativarão o metabolismo.


Hábitos que aceleram o metabolismo

7. Não ficar grandes intervalos sem comer: depois do café da manhã, almoço e jantar, coma frutas e faça lanches rápidos e leves. Sucos naturais, barrinhas de cereais e frutas são as melhores opções. Desse jeito, o metabolismo fica ativo durante o dia todo.

8. Combinar exercícios aeróbicos com ginástica localizada ou musculação: a prática regular produz uma ação metabólica contínua, acelerando o metabolismo. Ganhar massa magra (músculos) também é ótimo, já que esta gasta mais energia que o tecido de gordura.

9. Beber muita água: ela é fundamental para transportar vitaminas, minerais e hormônios, para eliminar toxinas e para o bom funcionamento dos intestinos. Beba de oito a 10 copos de água por dia, pelo menos. A água gelada acelera um pouco mais o metabolismo, já que nosso corpo trabalha (ou seja, queima energia) para deixá-la na temperatura normal.


O que retarda o metabolismo?

10. Estresse: ele diminui o seu metabolismo por colocar o seu organismo em estado de tensão. Além disso, muitas pessoas tendem a comer mais quando estão estressadas.

11. Falta de sono: isso faz com que você não acorde com a energia necessária para mais um dia, os músculos do corpo não estarão a 100% e o seu sistema metabólico ficará ressentido.

Se você cumpre tudo isso certinho e, mesmo assim, não vê resultado, marque uma consulta médica. Às vezes, algum padrão rotineiro pode estar atrapalhando todo o processo.

 

Fonte: http://minhavida.uol.com.br/alimentacao/materias/14879-11-dicas-praticas-para-acelerar-o-metabolismo

Escrito por: Daniela Hueb - Dermatologia e medicina estética

 

A LATA DA SAÚDE

O Atum em conserva adiciona nutrientes e sabor a refeições rápidas de corredores. Acredite! Além de ser supernutritivo, o atum em lata é uma opção muito prática para reparar a musculatura depois do treino, pois é rico em pr...oteínas e contém aminoácidos necessários para o atleta. Além disso, contém vitamina D, ômega 3 e cálcio, essencial para a saúde dos ossos.
 Aqui estão algumas dicas para uma refeição rápida e saudável:
- Em 5 minutos: um super sanduiche com patê de atum
- Em 10 minutos: uma bela salada com atum a gosto
- Em 20 minutos: misture atum ao macarrão preferido

E bom treino!

ALIMENTAÇÃO PARA GANHAR MASSA MUSCULAR

A alimentação é essencial para alguém que pretende crescer músculo, vou mesmo mais longe e creio que a alimentação é tão ou mais importante que o treino. Isto porque não importa o quanto treina, mas se não ingerir os alimentos adequados o seu corpo não irá conseguir recuperar e crescer.

Há alguns alimentos que deverá ter sempre na cozinha, caso o objectivo sejam os ganhos de massa muscular. São eles:

Clara de ovo - A clara de ovo tem uma proporção de proteína de gordura de 60:1, sendo portanto uma das fontes de proteína mais pura.

Frango/Peru - Carnes magras como o peito de frango e o peru são uma fonte de proteína de alta qualidade e deverão fazer parte da sua dieta. É carne com extremamente reduzida gordura saturada.

Peixe - Embora deva comer alimentos com pouca gordura, deverá comer peixe. O peixe contém ácidos gordos essenciais como é o caso do omega-3 que ajudam no crescimento muscular.
Peixes de águra fria, como o salmão, atum, truta e sardinhas são excelentes fontes de proteína e gordura saudável.

Feijões e Legumes - Se quer encarar de forma séria a musculação, não pode ignorar o poder dos feijões e legumes. Os feijões tal como a carne são uma excelente fonte de proteína e fibra.
A fibra é essencial para manter uma alimentação saudável, há feijões como o feijão roxo que contém 58% de proteína!

Carne Vermelha Magra - Os bifes contêm proteína, ferro, zinco e vitamina B. São também muito calóricos, excelentes para quem tem dificuldade em ganhar peso.
Não deve contudo consumir diariamente, porque têm altos níveis de gorduras saturadas. Deverá ser conjugada com refeições de frango, peru e peixe para variar um pouco a sua dieta semanal.

Hidratos de Carbono de Lenta Absorção - Os músculos não crescem apenas com proteína, terá de ter também uma fonta de hidratos de carbono. Estes funcionam como fonte de enegia para o crescimento muscular.
Contudo deverá evitar os hidratos de carbono de disgestão rápida (como as massas, arroz branco, pão branco, etc) e deverá optar pelos produtos integrais.

Água - Quando se pensa em musculação, a primeira palavra que vem à cabeça é carne… contudo esta deveria ser água. O nosso corpor é constituído por 70% de água, esta é extremamente importante para se manter hidratado durante o treino, e aumentar o seu metabolismo.

Fonte:  http://tafitness.net/alimentacao-para-ganhar-massa-muscular/

 

Thiago Pereira - garoto propaganda da Semana do Peixe 2012

A Semana do Peixe deste ano foi inspirada na alimentação dos atletas olímpicos!

A campanha promovida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura contará com o Thiago Pereira, nosso medalhista olímpico, como garoto propaganda.

“Respeitar horários de descanso e ter uma alimentação balanceada entraram na minha rotina diária”, diz o atleta para o seu site oficial no portal UOL.

9ª edição da Semana do Peixe – de 03 a 17 de Setembro 2012

9ª edição da Semana do Peixe se inspira na alimentação dos atletas olímpicos

“Pescado: dá água na boca e faz bem pra a saúde”. Este é o slogan da campanha da Semana do Peixe 2012, que será promovida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, entre os dias 3 e 17 de setembro. A Campanha, que está em sua 9ª edição, incentiva o consumo de pescado no País. 

A Semana do Peixe traz este ano algumas novidades. A Campanha, na televisão e na internet, terá a participação de Thiago Pereira, medalhista olímpico. Eventos gastronômicos e mobilizações serão promovidos nos Estados e no Distrito Federal. 

O lançamento oficial, em âmbito nacional, será realizado pelo ministro Marcelo Crivella, da Pesca e Aquicultura, no dia 1° de setembro, no Mercado São Pedro, em Niterói (RJ). O local é um ponto tradicional para quem deseja comprar peixes e frutos do mar ou saborear um bom prato à base de pescado. Durante a Campanha, o ministro visitará regiões do País para mobilizar a população.

Participação 
No site do Ministério (www.mpa.gov.br), as pessoas poderão enviar receitas saborosas de pescado para divulgação e obter o cartaz da Campanha. Na rede também será possível imprimir a cartilha com dicas incríveis para manipulação de pescado, além de orientações sobre como verificar a qualidade do produto na hora da compra, e diversas receitas regionais. Um aplicativo permitirá que esse conteúdo possa ser acessado, a todo o momento, pelo celular. 

A Semana do Peixe contará com o apoio de redes de supermercado, feiras, mercados públicos, bares e restaurantes, escolas, centros de nutrição e, principalmente, dos consumidores

Fonte: www.mpa.gov.br

 

Saúde GNT: Sardinha é saborosa, gourmet e benéfica para a saúde

Veja dicas de uma nutricionista e de dois chef.

Quem gosta de sardinha nem imagina que, além de saborosa, ela é um dos melhores alimentos do mundo. O pequeno peixe, típico da culinária portuguesa, é rico em proteínas, vitaminas A, niacina, B6 e B12 e diversos minerais, como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e sódio – e em ômega 3, mais até que o valorizado salmão! Tem poucas calorias e é fácil de preparar.

Apesar de tanto atributos, nunca foi valorizada. “Era vista como um peixe de segunda classe, mas não perde nada para o atum e o salmão”, diz o nutricionista Luis Cláudio Benevenuto, membro da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.

Este tempo acabou. Agora, a sardinha é gourmet! Que o diga Cláudio Monteiro, chef e dono do restaurante Alfaia, que serve mais de 30 quilos de sardinha por semana. Para ele, os clientes escolhem este prato, geralmente, para celebrar a cultura portuguesa. “Muitos se identificam, se lembram da receita da mãe, da avó”, diz ele.

São muitos modos de preparo. “O peixe vem congelado (-10°C) e deve ficar na geladeira de um dia para o outro para descongelar. Depois deve limpar as escamas (do rabo para a cabeça), tirar as vísceras, e lavar com água. Tempere com sal e alecrim, deixe descansar por uns minutinhos e depois ponha para grelhar”, explica o chef.

Benefícios para a saúde
“Para aproveitar integralmente suas qualidades, principalmente de sua gordura tão benéfica, a sardinha deve ser consumida cozida, assada ou grelhada, sem acréscimo de gorduras. Ela pode ser cozida em molho de tomate, tipo “escabeche”, ou assada com limão e temperos da preferência de cada um”, diz Ana Paula Machado Lins, nutricionista e professora da PUC- Rio.

Ela diz que os nutrientes do peixe também são benéficos para a saúde cardiovascular. “Ajudam a baixar os níveis de LDL-colesterol (mau colesterol), elevar os níveis de HDL-colesterol (bom colesterol), intervém ainda na tensão arterial, na coagulação sanguínea, na resposta imune e nas reações inflamatórias”, explica.

Se você precisava de uma desculpa para deixar de lado seu preconceito com a sardinha – afinal, ser barato não é pecado! – aqui estão elas! E bom apetite!

Fonte: Este conteúdo faz parte de Pão de Açúcar - Canal Saúde GNT

Foto: Reprodução: Flickr Heliosphan

 

PROGRAMA Super Chefe da Ana Maria Braga - Salada de Sardinha com Tomate

Com o tema “De Volta à Roça”, o workshop do chefe Jefferson Rueda, mostrou como é possível desenvolver a alta gastronomia utilizando ingredientes simples.

Este foi o tema do Super Chefe, do programa "Mais Você", da Ana Maria Braga, de ontem, dia 21 de Agosto.

O chef, com a ajuda das celebridades, preparou dois pratos para lá de deliciosos. Um deles foi a Salada de Sardinha com Tomate. Confira a receita completa:

Salada de Tomate com Caqui, Sardinha e Cebola Roxa:

• 20 unidades de sardinha (limpa)
• 1 kg de sal
• 500 g de açúcar
• 2 unidades de limão siciliano (casca)
• 30 unidades de talo cebolinha-verde (ceboletti)
• Flores e brotos orgânicos
• 5 unidades de tomate caqui
• 80 ml de azeite extra virgem
• Flor Sal a gosto
• 3 unidades de cebola roxa (fatiada)
• 500 ml de óleo
• 2 dentes de alho
• 1 ramo de tomilho
• 1 folha de louro

Modo de preparo:

1º) Limpe as sardinhas de modo que elas fiquem espalmadas;
2º) Cura – 1 kg de sal e 500g de açúcar misturar bem;
3º) Coloque as sardinhas em camadas interligadas com a mistura de sal e açúcar. Deixe curando por 2 horas, retire da cura, lave bem e seque com papel toalha;
4º) Em uma panela, coloque 500 ml de óleo e deixe esquentar. Desligue o fogo;
5º) Acrescente dois dentes de alho, tomilho e a folha de louro. Quando esfriar coloque as sardinhas dentro do óleo e conserve em geladeir;
6º) Saltear as cebolinhas com o azeite e reserve;
7º) Fatie o tomate bem fino e arrume num prato. Coloque filés de sardinha por cima, decore com os talos de cebolinha, flores e brotos;
8º) Raspe limão siciliano, regue com azeite e ajuste o sal (flor sal) e sirva.

E bom apetite!

Fonte: TV Globo - Programa Ana Maria Braga

2° PIZZARIA WEEK SP. TODO DIA É DIA DE PIZZA!

A Beira-Mar apresenta o 2° PIZZARIA WEEK SP onde TODO DIA É DIA DE PIZZA!
Para comemorar o dia nacional da pizza, 10 de Julho, algumas pizzarias de São Paulo darão 10% de desconto na compra de qualquer pizza da casa. Serão mais de 100 pizzarias participantes.

Basta entrar no site http://www.pizzariaweek.com.br, consultar a lista das pizzarias e saborear este delicioso desconto! Busque por cidade e bairro mais próximo de você!

Promoção válida de 10 a 13 de Julho de 2012. Aproveite!!

Corra em ambientes verdes

"Você prefere locais arborizados? Saiba porque esse ambiente contribui diretamente para o bem-estar físico e mental durante a corrida.

Não há nenhuma novidade em dizer que a corrida proporciona inúmeros benefícios à saúde. Isso já é sabido e comprovado, no entanto, falar que a prática do exercício em locais verdes é ainda mais benéfico, é uma novidade, sim.

Uma pesquisa realizada pela multinacional sueca Husqvarna identificou que áreas arborizadas contribuem diretamente para o bem-estar físico e mental. Mais de 3.500 pessoas, entre moradores e especialistas do assunto, participaram do levantamento chamado Garden Report, realizado em sete países diferentes.

De acordo com as informações contidas no estudo, pessoas que têm acesso a parques e espaços verdes estão menos propensas a se sentirem estressadas, irritadas ou deprimidas e também estão mais próximas de se exercitar regularmente. A maioria dos entrevistados crê que se exercitaria mais se tivesse acesso a uma área verde mais próxima de casa ou do trabalho e 87% disseram que um local com árvores e plantas poderia ter um efeito positivo sobre a vizinhança ou espírito de comunidade.

A psicóloga do esporte Daniela Chaves sustenta a afirmação: "Nos casos em que haja interesse por parte dos praticantes de atividades físicas por locais arborizados, com toda certeza a paisagem contribuirá positivamente e, portanto, favoravelmente para que a pessoa sinta prazer e um certo tipo de relaxamento e bem-estar físico e mental". A especialista ainda complementa que "locais arborizados, calmos, nos quais se escutam apenas os sons da natureza, são excelentes “remédios” para quem está com humor deprimido, pois leva a pessoa a um estado de introspecção. Tais áreas podem funcionar como poderoso estimulante natural tanto para o bem-estar físico quanto para o psicológico".

Daniela corrobora ainda com a ideia de que os parques nas grandes cidades podem fazer crescer o número de esportistas: "Os parques não só funcionam como cenário para a prática de exercícios, mas como ponto de encontro para amigos, na formação de grupos e/ou equipes, nos treinos com assessorias esportivas, entre outros. Além de se cuidar da saúde do corpo e da mente, nos parques pode-se exercitar-se tanto o lado recreativo e de lazer, quanto pode-se estimular a socialização e o encontro com pessoas de todas as idades e classes sociais", concluiu a psicóloga.

Então a dica da O2 Por Minuto é que o corredor procure sempre aliar a prática da corrida a ambientes verdes e arborizados, para que ele possa ter bons resultados psicológicos além dos físicos, contribuindo assim diretamente para a sua performance."
 

Fonte: O2 Por Minuto 

http://o2porminuto.uol.com.br/scripts/materia/materia_det.asp?idMateria=6906&idCanal=2

FESTIVAL DA SARDINHA EM PORTUGAL

Um dos mais emblemáticos festivais gastronômicos de Portugal, o - FESTIVAL DA SARDINHA – este ano será em Portimão. Nesta festa, a sardinha é servida assada, acompanhada por salada e um bom vinho, numa viagem que começa no Museu de Portimão, percorrendo as memórias da indústria conserveira, até ao Parque de Feiras.

De 3 a 11 de agosto de 2012, a gastronomia, o entretenimento, a música, o artesanato, o fado, o humor, a animação infantil e um espetáculo de luz e fantasia são, diariamente, motivos redobrados para uma visita obrigatória para quem estiver por lá!

Saiba mais informações no site do evento: www.festivaldasardinha.pt

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Compartilhar este conteúdo por email

Enviar para (para mais de um email, separar por vírgula):